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08.07.2016

Aprovado ajustes na Comissão Própria de Avaliação (CPA)

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Na última quinta-feira (12/05), o Conselho Universitário (Consun), aprovou alterações no Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é responsável pela condução dos processos de avaliação interna da Unochapecó, sistematização e prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Educacionais (INEP).

A alteração promovida pelo Consun garante que os docentes que compõem a Comissão sejam indicados pelos Conselhos de Área. Cada área poderá indicar um docente e um suplente, garantindo que todas possuam representação na CPA. Os técnicos-administrativos serão indicados pela Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) e os integrantes da sociedade civil serão indicados pelo reitor. Os representantes dos estudantes continuam sendo indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unochapecó.

Anteriormente, a seleção de docentes e técnicos era feita por meio de inscrição dos candidatos em editais de seleção. Os integrantes da sociedade civil eram indicados pela Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste).
Além disso, haverá uma redução significativa na impressão de papéis para as matérias que tramitam no Consun. Uma simples matéria de Projeto Pedagógico de Curso (PCC) ultrapassava cem páginas. Em 2015 passaram pelo Consun 12 PCCs. Ficou definido na última sessão do Consun que esta prática dará lugar a utilização de mídias digitais e arquivamento compartilhado (como o Google Drive), que além de garantir a segurança do armazenamento de dados e agilidade no acesso das informações, impede que centenas de folhas de papel e tinta sejam utilizados no processo. Até mesmo o carimbo físico foi agora substituído por um carimbo digital.

Para o reitor da Unocapecó e presidente do Consun, professor Claudio Alcides Jacoski, a novidade no Regulamento da CPA é fundamental para o aprimoramento dos mecanismos de seleção de integrantes, além de garantir a participação de todas as áreas. “Poderemos contar agora com a circulação de informações específicas de cada área dentro da CPA por meio de suas representações, podendo entender de forma mais abrangente as necessidades de toda a Instituição. Essa nova lógica de acesso, além de mais ágil, permite maior integração da Comissão com as necessidades da comunidade interna e externa da Unochapecó”, comenta o reitor.

A CPA:
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão que foi instituído por força de lei federal, em 2005, através da Portaria nº. 027/2005, mais conhecida como Lei do SINAES. Trata-se da Lei n. 10861, de 14 de abril de 2004, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os processos de avaliação conduzidos pela CPA subsidiam o credenciamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES), bem como o reconhecimento de cursos de graduação oferecidos. A partir da publicação dessa lei, todas as Instituições de Ensino Superior foram obrigadas a compor as suas CPAs.

Compõem ainda a Lei do Sinaes, os seguintes processos: Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES), Autoavaliação (CPA), Avaliação externa (INEP/CEE-SC), Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) e a Avaliação do estudante (ENADE).

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