Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

05.07.2019

Fundeste/Unochapecó completa 49 anos

Texto Gabriel Kreutz*

Há 49 anos, a Unochapecó/Fundeste surgiu em um momento decisivo para o desenvolvimento regional. Com o ensino superior, que só era encontrado nos grandes centros e capitais, a cidade pôde crescer de maneira inteligente, com conhecimento, que fez toda a diferença. Em 1970, a Fundeste, que é a entidade mantenedora da Uno, criada por um decreto municipal, iniciou seus projetos que ao longo desses quase 50 anos não param de crescer e transformar a vida das pessoas e, consequentemente, fomentar ainda mais o crescimento de tudo ao seu redor. Esse foi um dos temas que integrou a reunião do Conselho Diretor da Fundeste, realizada na manhã de hoje (04/07)

“Hoje, dia 04 de julho, é dia de comemorar a criação da nossa Instituição, que surgiu para que nossa cidade pudesse ter um curso superior, e para que as pessoas tivessem a oportunidade de dar continuadade aos estudos em Chapecó. Antes, o máximo que o jovem poderia cursar era o ensino básico para ser professor ou contador”, relembra o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo.

A partir daí surgiu a ideia de criar um curso superior e isso veio por iniciativa da própria comunidade que apostou na educação para o desenvolvimento regional. O ponta-pé inicial da Unochapecó/Fundeste foi a criação do curso de Pedagogia e depois disso a Instituição não parou de crescer. “A nossa história se confunde com a do crescimento do município. A Instituição cresceu e Chapecó se tornou um grande polo industrial, o comércio se tornou mais abrangente e o conhecimento das pessoas só evoluiu”, comenta Vicenzo.

Além de crescer, é importante criar valores e uma identidade. A instituição nasceu com um propósito e com a filosofia de cuidar das pessoas e mostra isso com todos os serviços de assistência à comunidade. “Estamos de parabéns por nossa história. Desejamos compartilhar nossa felicidade com toda a comunidade neste aniversário de 49 anos da nossa Instituição”.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, ressalta a importância de todos na criação da Unochapecó/Fundeste que, com suor e muito trabalho, construíram e continuam a construir a história. “Recordar o dia 4 de julho de 1970, faz lembrar de muitas pessoas envolvidas na luta pela educação superior na nossa região. Uma caminhada em que a gente tem que reconhecer todo o trabalho feito pelos que nos antecederam, todos que viveram o sonho de termos uma Universidade aqui”.

A Instituição não forma só profissionais. Ao longo de sua trajetória criou negócios e melhorou as condições das pessoas em áreas como saúde, educação, cultura, esporte e tecnologia. O cumprimento da missão da Instituição fez com que, ao longo de 49 anos surgisse uma Universidade desenvolvida e que se preocupa com a vida e o futuro da comunidade. “Fico muito feliz enquanto gestor em participar desse momento. Tenho certeza de que cada funcionário da nossa instituição se sente realizado por participar desse contexto histórico e de dar continuidade a essa linda caminhada da história da Unochapecó/Fundeste”, completa o reitor.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

 

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343