Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

16.07.2013

Nove instituições beneficiadas com microcomputadores da Fundeste

Os termos de doação dos 34 computadores, e monitores fornecidos pela Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) foram assinados na manhã desta terça-feira, 16 de julho. Participaram da cerimônia os representantes das nove entidades beneficiadas, o presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, e o vice-presidente, Celso Galente. A Fundeste pretende, por meio dessas doações, contribuir com o desenvolvimento intelectual dos estudantes e promover a integração com as insti-tuições da região que não possuem fins lucrativos e tem como princípio a educação. 
Durante a solenidade, foi entregue a cada instituição um kit da Livraria Universitária contendo os livros “Balsas e Balseiros do Uruguai”, de Eli Maria Bellani, e “O Linchamento que Muitos Querem Esquecer”, escrito por Mônica Hass, publicados pela Editora Argos. Também foram distribuídos exemplares do Balanço Social 2012 da Fundeste e brindes com a marca da universidade.
Os equipamentos foram doados porque não atendem mais as necessidades específi-cas da universidade, embora estejam em boas condições de uso para tarefas do cotidiano escolar. Para obter esses computadores, as escolas tiveram acesso a edital disponibilizado pela Fundeste às Secretarias Municipais de Educação de Chapecó, Xaxim e São Lourenço do Oeste. A partir daí, as entidades puderam participar com o envio de solicitação da doação, conforme os requisitos exigidos. Todas as máquinas entregues passaram por seleção e revisão de funcionamento, realizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Unochapecó.
De acordo com Carina Pasini Col, diretora da Escola de Educação Fundamental Linha Campinas, que recebeu quatro microcomputadores, a doação é de grande valia, em vista que a escola é localizada no meio rural e a maioria dos estudantes não tem acesso a esses equipamentos em casa. “Além de atender aos alunos, nós realizamos um projeto junto à comunidade, no contra turno escolar, então esses computadores vêm a somar não só na educação fundamental mas também na formação dos pais. Nós estamos galgando para cada vez mais oferecer o acesso à tecnologia e educação a todos”, destacou.
De acordo com o presidente da Fundeste, para a Unochapecó e a Fundação, que já desenvolvem trabalho comunitário, as ações de doação representam uma forma de se inserir na comunidade de forma mais próxima. “Esses computadores, que aqui já não são utilizados em função de determinados programas que não podem mais ser rodados, distribuímos gratuitamente para que possam servir como incentivo ao início de um trabalho voltado à tecnologia pelos estudantes das instituições atendidas”, argumentou Vincenzo Mastrogiacomo.
Instituições atendidas
Neste ano as entidades que recebem os microcomputadores são e Centro de Educa-ção Infantil Parque das Palmeiras, a Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc), o Programa Oficina Educativa Verde Vida e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de Entre Rios. Também foram beneficiadas as escolas de educação fundamental Sede Figueira e Linha Campinas e as escolas de educação básica Professora Zélia Scharf e Cordilheira Alta. A Biblioteca Pública Municipal também receberá computadores que estarão disponíveis para acesso gratuito a toda população chapecoense.
Todos os materiais, considerados defasados para a utilização específica da universi-dade e que podem ser utilizados em outros locais, são colocados para doação. A entrega física dos demais micros às organizações será programada para as próximas semanas, com agendamento previsto com cada instituição através da Diretoria de Tecnologia de Informação da Unochapecó.

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343