Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

08.07.2016

Parceria com a Celesc reduz conta de luz na Unochapecó

image

A Unochapecó se mantém aberta desde o primeiro horário da manhã até o último da noite. São ao menos 14 horas diárias de funcionamento nos 21 blocos da Instituição. Em função disso, os gastos em energia elétrica são altos. Com o objetivo de reduzir estes valores, a Unochapecó apresentou um projeto de eficiência energética à Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), no qual foi contemplada com recursos financeiros para aquisição de novas lâmpadas mais eficientes.
Mais de 13 mil lâmpadas fluorescentes foram substituídas por lâmpadas de LED, no campus de Chapecó e na extensão de São Lourenço do Oeste. A economia é de aproximadamente R$14 mil por mês, o que representa uma redução em torno de 17.7% nos gastos com a conta de luz.

A Celesc viabiliza projetos de eficiência energética para promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, através de uma Chamada Pública. A Unochapecó foi contemplada no primeiro Edital que permitiu a inscrição de instituições sem fins lucrativos. Para ser aprovada, um projeto teve que ser elaborado de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determina os procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE).

Estes procedimentos determinam uma série de etapas que devem ser cumpridas para que a instituição seja contemplada, como capacitação de pessoas, medições de energia elétrica após a substituição das lâmpadas, necessidade de selo PROCEL para as lâmpadas de LED, testes em laboratórios credenciados, relação custo/benefício dentro de um patamar aceitável para projetos de eficiência energética, dentre outras. “Conseguimos atender todas as exigências do edital e o resultado foi a aprovação do projeto apresentado pela Unochapecó”, afirma o coordenador do projeto, professor Ademar Tibola.

Ainda de acordo com Ademar, “este projeto contribui significativamente com a dimensão sustentabilidade da universidade, mencionada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. As novas lâmpadas, além de consumirem menos energia elétrica, possuem uma vida útil maior.
Os recursos financeiros para execução do projeto, como aquisição de lâmpadas, treinamento e capacitação, medições e descarte, foram todos repassados pela Celesc. A Unochapecó realizou os investimentos nos serviços de substituição das lâmpadas e marketing do projeto.
Compromisso com a formação ambiental
Além da economia, a Unochapecó está promovendo ações paracelesc conscientizar os estudantes sobre o uso consciente de energia elétrica. Foram fixados adesivos nas luminárias para informar sobre o projeto, além de adesivos nos interruptores para lembrar as pessoas para desligarem as luzes ao sair do ambiente. Além disso, informações sobre o consumo de energia estão sendo distribuídos através de folders e postados nas redes sociais da Unochapecó.
Os cursos de Engenharia, nas diversas disciplinas que compõem a matriz curricular, estudarão exemplos práticos de aplicação de projetos que visem menor impacto ambiental, utilizando os recursos naturais de uma forma mais consciente e responsável.

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343