Unochapecó
Goio-En
Farmácia Escola

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

08.07.2016

Reitor apresenta demandas das Comunitárias ao Ministério da Educação

image

Cumprindo agenda em Brasília, o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski esteve presente na 32ª Assembléia da Associação Brasileira das Universidade Comunitárias (Abruc), na quinta-feira (16/06). A abertura do evento foi realizada pelo novo ministro da Educação, Mendonça Filho, que expressou o objetivo de até 2024 ampliar em 33% o número de jovens brasileiros no ensino superior. Hoje, 25% das matrículas universitárias do Brasil pertencem às universidades comunitárias. Segundo o reitor da Unochapecó, existe a necessidade de evoluir o processo do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), tema que foi bem recebido pelo Ministério.

Além do evento, os reitores da Abruc puderam conversar com o novo ministro e com toda sua equipe. Para o reitor da Unochapecó, a atenção despendida pelo ministro foi algo positivo para a aproximação das instituições comunitárias com o novo Ministério da Educação, compartilhando desafios e metas. “Foi possível avaliar que há uma compreensão pelo MEC da importância na atuação das IES para o desenvolvimento do Ensino Superior no País. Há também uma grande preocupação, face ao momento econômico nacional, em buscar instrumentos que permitam a permanência do estudante nas IES”, explica o professor Claudio.

Em Brasília, o reitor também conversou com o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, dep. Arnaldo Faria de Sá. Segundo o prof. Claudio, o deputado demonstrou valorizar o modelo da instituições de ensino comunitárias e pretende promover uma audiência pública sobre o tema na câmara. A intensão é divulgar o exemplo de sucesso das instituições e os benefícios que elas promovem para o desenvolvimento de suas regiões.
Em reunião com a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prof. Maria Inês Fini, ficou clara a intensão da nova gestora de promover ajustes no sistema de avaliação das Instituições de Ensino. Segundo o reitor, a presidente reconhece que o sistema atual não julga integralmente as instituições de maneira adequada, havendo falhas e gerando equívocos no resultado das Instituições. Em breve, se terá uma modificação nos instrumentos e em todo sistema de avaliação do Ensino Superior.

A agenda de viagem do reitor ainda contou com reunião do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc),do qual o prof. Claudio faz parte. A reunião aconteceu na sede da Fundação, em Florianópolis, onde foram apresentados os resultados alcançados pela Fundação e o orçamento para este ano. Entre os assuntos, foram abordados o Marco Legal de Ciência, Tecnologia, e Inovação e a posterior mudança na Lei Catarinense de CTI, que precisa ser atualizada, e a presença do ministro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), Gilberto Kassab, em Florianópolis na semana anterior.

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343