Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

11.07.2016

Setores da Unochapecó passam por mudanças para agilizar o atendimento

image

Em março de 2016 a gestão da Unochapecó criou uma comissão, formada por técnicos-administrativos e professores da Instituição, para revisar diversos setores com o intuito de compreender os problemas e virtudes de cada um. Desta análise, surgiu a necessidade de reestruturação administrativa e operacional para promover melhorias no atendimento ao estudante e também a potencialização do fluxo de trabalho para professores e técnicos.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, acompanhou de perto o trabalho da comissão, já que considera esta uma etapa importante do processo de aprimoramento de seu sistema de gestão. O reitor trata esta mudança como um passo inicial que foi dado na reorganização de algumas unidades administrativas que já não ofereciam uma resposta adequada às necessidades Institucionais.

“Esta reforma adapta a Unochapecó a um novo momento em que a relação com o Ministério da Educação (MEC) tomou novas formas devido a migração para o Sistema Federal de Educação. A Unochapecó está evoluindo na sua organização, fenômeno que é compreensível nos dias atuais, que exigem a todo o momento maior velocidade de mudanças e adaptação às dificuldades impostas pelo cenário. Com muito cuidado e responsabilidade, estamos buscando dar respostas mais rápidas e efetivas no atendimento das demandas dos nossos estudantes”, explica o reitor.

Na última sexta-feira (03/06) o projeto de reestruturação foi apresentado aos técnicos dos setores envolvidos para que pudessem opinar e também contribuir com o processo de transformação, que ocorrerá nos meses de junho e julho. Nesta quinta-feira, foi publicada a Portaria que apresenta as alterações.

Dentre as mudanças na estrutura operativa da Unochapecó foram criados:
Central de Relacionamento: vinculada à Vice-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio da Diretoria de Apoio Acadêmico, tem como finalidades precípuas: melhorar a relação da instituição com os estudantes; centralizar serviços, para facilitar os procedimentos acadêmicos; oferecer um atendimento ágil para os estudantes.
Setor de Bolsas de Estudos, Benefícios e Créditos Estudantis: vinculada à Vice-reitoria de Administração, tem como finalidades: gestão e controle de todas as bolsas de estudo da instituição; executar os procedimentos de seleção de bolsistas; emitir e acompanhar respostas junto aos órgãos públicos; gestionar o crédito estudantil e benefícios aos acadêmicos. O setor fará a gestão das bolsas do art. 170, art. 171, Cultural, Educa Mais Brasil, Esporte, Extensão, FAPE/PIBIC, FAPEX, Entidade Beneficente de Assistência Social, Inclusão Social, Licenciatura, Mestrado, SAAEOESTE, SINPROESTE, Subsidio e Universitária, Convênio Empresas, Programa de Incentivos previstos nas portarias e Créditos Estudantis do FIES, Bradesco, FUNDACRED, Fundo de Apoio, Programa Retornar e outras modalidades de bolsas de estudos nos mais diversos níveis acadêmicos.
Setor de Gestão de Laboratórios: nasce com a incumbência de supervisionar todos os laboratórios da instituição em conjunto com as coordenações instituídas pelas Áreas;
Núcleo Permanente de Avaliação e Regulação: será responsável por identificar problemas pedagógicos, de gestão, demanda e cumprimentos das diretrizes curriculares; O núcleo desenvolverá as atividades no âmbito dos seguintes assuntos: a) Avaliação externa de cursos; b) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); c) Censo do Ensino Superior; d) Gestão dos PPCs; e) Comissão Permanente de Avaliação (CPA); f) Acessibilidade; g) Acompanhamento docente.
Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional: terá as atribuições de definir e executar projetos conforme as necessidades apresentadas pela comunidade acadêmica; realizar a capacitação pedagógica e orientação aos coordenadores e docentes dos cursos de graduação da Unochapecó; realizar o acompanhamento psicopedagógico aos discentes e docentes; apoiar os docentes e discentes em necessidades ligadas a aprendizagem e à vida universitária.
Com a instalação desta nova estrutura, os setores “Central de Soluções (SOL)”, “Divisão de Apoio ao Estudante (Atento)”, “Divisão de Acompanhamento aos Cursos (DAC)” e do “Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social Docente e Discente (NAPS)” deixam de existir na Unochapecó.

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343