Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

04.09.2012

Solenidade marca aniversário de 10 anos da Unochapecó

A noite de 3 de setembro foi escolhida para reunir lideranças, autoridades e a comunidade acadêmica para celebrar o aniversário da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que completou em 27 de agosto os 10 anos de existência. O evento fez parte das ações alusivas ao aniversário da instituição, que iniciaram no dia 27 agosto e devem encerrar nesta quarta-feira, 5 de setembro, com o show gratuito do músico Vitor Ramil, promovido pelo projeto Unocultural e aberto ao público.
O Coral Universitário da Unochapecó abriu a noite com duas canções, que foram seguidas da apresentação do novo documentário institucional. O vídeo relata depoimentos de professores, alunos e técnicos-administrativos sobre a história e a importância da universidade nas várias áreas em que atua.

Lideranças e autoridades compuseram a mesa de honra juntamente com o presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), empresário Vincenzo Francesco Mastrogiacomo e membros da reitoria da Unochapecó, formada pelo reitor, professor Odilon Luiz Poli, pela vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, pelo vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Claudio Jacoski, e pelo vice-reitor de Administração, professor Antonio Zanin.

Em seu discurso, o reitor da Unochapecó falou da consolidação da universidade como uma grande instituição e ao mesmo tempo preocupada com o cenário de constantes transformações. “A Unochapecó é fruto das parcerias e do esforço da comunidade acadêmica. Hoje atua com atividades específicas de promoção do desenvolvimento. Um exemplo é o curso Tecnólogo em Produção Leiteira, criado com base na demanda de vários municípios da região de São Lourenço do Oeste”, exemplificou o professor Odilon.

Sobre o atual posicionamento institucional, o reitor reafirmou a postura de vanguarda da instituição, também como promotora de inovação através de várias ações desenvolvidas pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt), pela Incubadora Tecnológica (Inctech) e também com a criação do Parque Tecnológico de Chapecó. “Hoje estamos com quatro mestrados e logo teremos doutorados próprios, o que irá criar uma nova fase para a Unochapecó como instituição de ensino superior”, finalizou Poli. A solenidade encerrou com um coquetel de confraternização no hall de entrada do salão de atos.

Celebrando os 10 anos
A Unochapecó continua a celebrar o seu aniversário promovendo, nesta terça-feira, 4 de setembro, debate com o músico e escritor Vitor Ramil, às 19h30, no auditório do bloco G do campus Chapecó. O artista debaterá temas relacionados à sua carreira, cultura e literatura, encerrando a noite com sessão de autógrafos e coquetel na Livraria Universitária da Unochapecó. A entrada será gratuita, mas os ingressos são limitados e serão distribuídos uma hora antes no local do debate.
Na quarta-feira, 5 de setembro, haverá show de Vitor Ramil, promovido pelo Unocultural, no auditório do Hotel Lang Palace, aberto ao público, sem custo. O show iniciará às 20h e os ingressos serão distribuídos duas horas antes, no próprio auditório do hotel.

Homenageados da noite
Na solenidade homenagens foram prestadas pelo presidente da Fundeste e pela reitoria pela profunda parcela de contribuição na criação e construção da Unochapecó. A primeira homenagem foi prestada a Euclides Badin, que foi presidente da Fundeste de 2001 a 2004, período em que houve o processo de desmembramento do Campus Chapecó. Badin falou da satisfação ímpar em presenciar a universidade como ela é hoje. “A gente acreditava no sucesso da Unochapecó porque conhecíamos o potencial do povo e da região”, comentou o ex-presidente.

Em seguida foi a vez de homenagear o professor Gilberto Luiz Agnolin, que no período de 1996 a 2002 coordenou o processo de desmembramento do Campus Chapecó, dando origem à Unochapecó. O professor Gilberto também foi o primeiro reitor da universidade. A quarta homenagem da noite foi prestada à professora Silvana Marta Tumelero, que atuou como vice-reitora de Graduação de 1996 a 2003 e também participou da criação da Unochapecó. A quinta homenagem foi prestada à professora Arlene Anélia Renk, que atuou como vice-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação durante o período de 2000 e 2003, participando do processo de constituição da universidade.
A sexta homenagem foi prestada aos prefeitos de Chapecó, José Claudio Caramori, de Xaxim, Gilson Luiz Vicenzi, e de São Lourenço do Oeste, Tomé Etges, que representam os municípios onde hoje a Unochapecó está presente com um campus e duas extensões. As três lideranças municipais receberam o agradecimento pelo apoio e o incentivo para a instalação e consolidação da Unochapecó nos municípios.
Outra homenagem da noite foi prestada ao deputado Pedro Uczai, pelo apoio prestado ao desenvolvimento do ensino superior nas três vezes em que foi deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de Chapecó e atualmente como deputado federal.

Balanço Social 2011
O presidente da Fundeste, em seu discurso, falou da história econômica e social da região e do envolvimento da Fundação nos processos de desenvolvimento regional. Durante sua fala, Vincenzo Mastrogiacomo aproveitou para fazer o lançamento do Balanço Social 2011 da Fundeste, que contém todas as ações e investimentos da Fundeste e Unochapecó durante o ano passado. Mastrogiacomo citou o nome dos integrantes da comissão organizadora do Balanço Social e prestou agradecimento pelo trabalho. O documento pode ser acessado na página da Fundeste onde está livre para consulta. O endereço é o http://www.fundeste.org.br/.

EXTRA COMUNICA - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 4/09/12
image

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343