Unochapecó
Goio-En
Colégio Unochapecó

CATEGORIAS

Doações Fundeste

Encontre uma notícia no site

NOTÍCIAS

03.10.2017

Unochapecó promove mudanças em sua estrutura organizacional

image

Texto Jessica De Marco*


Com a evolução dos sistemas organizacionais, é fundamental que as instituições se reinventem. É preciso inovar e ser dinâmica ao mesmo tempo, para acompanhar as necessidades da atualidade. A Unochapecó, que busca elevar a eficiência dos seus processos internos e externos, vai promover algumas mudanças na sua estrutura organizacional. A resolução que prevê as alterações no estatuto e no regimento geral da Universidade foi aprovada por unanimidade na última semana, durante reunião do Conselho Superior da Fundeste (Consup). Elas começam a valer a partir do dia 1º de fevereiro de 2018.

Segundo o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, além de mudanças de ordem organizacional, tratam-se também de modificações no que se refere à atuação da Instituição. “Existem algumas mudanças significativas para modernização da gestão, que permitirão uma Universidade mais preparada para enfrentar os desafios atuais da Educação Superior”, comenta o reitor.

Algumas mudanças, por exemplo, estão ligadas aos coordenadores de curso, que ganham mais autonomia e passam a atuar ativamente na gestão. Os atuais diretores de área serão indicados ao cargo, vinculados diretamente à Pró-reitoria de Graduação e passando a se chamar diretores acadêmicos. Eles darão suporte às coordenações principalmente nas questões ligadas à aprendizagem e qualidade acadêmica. Também há mudanças com os cargos de vice-reitores, que agora passam a ser chamados de pró-reitores. Surge ainda uma nova Pró-reitoria, a de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação.

Com o objetivo de unificar as ações e promover um sistema mais organizado para a gestão, a Universidade também não terá mais os quatro comitês (Ensino, Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, Extensão e Planejamento e Orçamento), e sim apenas um Comitê Gestor. Além disso, o estatuto da Unochapecó passa a integrar também o regimento geral, tornando-se um documento único.

Conforme o reitor, a última modificação de estatuto da Instituição ocorreu em 2008, entrando em vigor em 2009. Porém, como as organizações precisam evoluir e adaptar-se ao ambiente em que atuam, o momento exigia uma readequação. “O cenário do Ensino Superior em nossa região mudou muito neste período. Não é possível continuar imaginando que ainda nos encontramos na mesma condição que a dez ou vinte anos atrás. O mundo evolui, as instituições evoluem e nós precisamos avançar para continuar nossa trajetória de sucesso no desenvolvimento de nossa região”, acrescenta.



Instituição de vanguarda

Com a nova organização administrativa, o reitor afirma que a comunidade acadêmica pode esperar melhorias. “Claro que temos um período de adaptação que se fará necessário, porém, com o passar do tempo, temos toda a certeza de que as mudanças irão cumprir com seu objetivo, que é o de melhorar o resultado na formação profissional que realizamos e construir um processo que nos permita responder com soluções técnico-científicas às demandas de nossa região.”

A Instituição adapta-se de forma organizacional à atualidade, buscando agilidade em seus processos, aumentar seu poder de resposta aos desafios que está submetida e construir um modelo de gestão cada vez mais comunitário. “A Unochapecó dá mais um passo firme na sua condição de Instituição de vanguarda, com inteligência, democracia e superação”, finaliza o reitor.

Para o presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, foi motivo de muita satisfação receber, por parte da reitoria, a redação com a nova estrutura organizacional da Universidade. O apoio unânime de todos os membros presentes na reunião comprova que a matéria apresentada está muito bem embasada e que as alterações são realmente fundamentais. “Esse assunto já vem sendo estudado há praticamente um ano e meio. Todas essas modificações visam melhorar a qualidade de ensino, e, acima de tudo, buscar a continuidade da nossa Universidade no padrão de excelência que desejamos.”


*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

« voltar

Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D Bairro Efapi -CEP 89809-900 - Chapecó (SC)
+55 (49) 3321-8343